Opressão aos cristãos aumentou devido ao Covid-19

0
80
Migrantes cristãos em um centro de acolhimento em Roma após protestarem contra a falta de proteção que estão obtendo contra COVID-19, em 14 de abril de 2020. (Yara Nardi / REUTERS)

A opressão contra os cristãos por causa de sua fé, está piorando em todo o mundo durante a pandemia global do COVID-19. A perseguição em muitos lugares tornou a vida um desafio para os seguidores de Cristo.

De acordo com a Open Doors USA, os lugares vulneráveis ​​ao coronavírus a redor do mundo também se alinham com os locais onde os cristãos são tratados com mais severidade por suas crenças.

Novas formas de perseguição

Quando um homem de 22 anos da Etiópia aceitou a Cristo, ele sabia que sua família muçulmana veria sua mudança de coração como uma traição e ele seria evitado.

Além disso, a comunidade do homem o expulsou, porque a região de Tigray, onde ele mora, faz parte do país onde os cristãos são excluídos da sociedade e impedidos de acessar os recursos da comunidade.

O homem diz que outros crentes o ajudaram, mas as restrições ao COVID-19 tornaram ainda mais difícil viver como cristão na Etiópia. Ele luta para encontrar comida suficiente para comer, sem trabalho e sem outros recursos.

A Open Doors USA diz que milhares de fiéis na África subsaariana estão enfrentando a pior perseguição do que nunca, porque ficam expostos e vulneráveis ​​à decisão de seguir Jesus durante a pandemia de coronavírus.

Áreas como a República Democrática do Congo, Nigéria, Sudão e Camarões são lugares onde o vírus tem sido o mais mortal. São também lugares onde a vida é mais difícil para os seguidores de Cristo.

Os crentes que frequentavam uma igreja no norte da Etiópia foram severamente espancados em um ataque no mês passado.

O Rev. John Joseph Hayab, do norte da Nigéria, diz que os fiéis estão enfrentando novas formas de perseguição durante a pandemia.

“Estamos enfrentando perseguição por causa de nossa fé e também enfrentamos uma pandemia global”, diz Hayab.

“Fugimos de nossa perseguição, ou fugimos da doença global que estamos enfrentando neste momento. Temos um duplo problema”. No entanto, apesar desses problemas, Hayab dá perspectiva às provações dos crentes.

Mesmo assim, ainda voltamos a lembrar a Palavra de Jesus: “No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Neste mundo, você terá muitos problemas, esse é outro problema que estamos enfrentando, diz Hayab.

Sem saneamento e menos comida

Não é segredo que o distanciamento social está impactando as economias em todo o mundo. Para os pastores que dependem do dízimo para obter sua renda, no entanto, o impacto é ainda mais drástico.

Embora as regras possam ser apropriadas para impedir que as pessoas se reúnam, mesmo no culto, a perda de renda dos dízimos significa que os pastores estão se tornando menos capazes de alimentar suas famílias.

Sem contar, as viúvas e órfãos que também não podem negociar para receber comida, tornando a sobrevivência uma luta.

Os cristãos também continuam sendo deslocados por grupos islâmicos como militantes do Boko Haram, ISIS e Fulani. Os cristãos costumam procurar abrigo em campos de deslocados internos, onde os pedidos de comida e outros recursos são contínuos.

A infraestrutura social e de saúde dos campos de deslocados internos não está equipada para lidar com essas necessidades, nem com o impacto do COVID-19. A falta de água, saneamento e higiene tornam esses acampamentos uma preocupação para o aumento do coronavírus.

O diretor do trabalho de portas abertas na África Ocidental, Suleiman, diz que os campos de deslocados internos dependem da organização.

“É um desafio neste momento, mas confiamos no Senhor, enquanto estamos juntos, que Ele ajudará a encontrar soluções para esses problemas. Agradecemos por suas orações contínuas e apoio à igreja perseguida aqui na África Ocidental”, diz Suleiman.

Nas áreas onde a lei da sharia é predominante, os cristãos estão enfrentando discriminação total do governo. Os seguidores de Cristo que vivem no norte da Nigéria, em Kaduna, dizem que recebem cerca de seis vezes menos comida do estado do que as famílias muçulmanas.

A violência continua

Os ataques extremistas não pararam como resultado da pandemia global. O Portas Abertas diz que os cristãos que vivem em áreas como o Cinturão Médio da Nigéria estão vivendo em uma cultura de sobrevivência.

Nos Estados de Kaduna e Plateau, durante as primeiras semanas de abril, 31 pessoas foram mortas em ataques extremistas. Casas também foram destruídas.

Segundo um pastor da região: “Deitamos à noite, sem saber se vamos acordar”. Cerca de menos 32 foram mortos e a casa junto à igreja de um pastor foram incendiadas em ataques perseguidores contra cristãos na Nigéria.

“No meio dos desafios e da situação dos coronavírus, os ataques aos cristãos não pararam”, diz Sulieman.

Em áreas como Somália e Uganda, alguns extremistas estão até culpando a pandemia global dos cristãos. Eles dizem que o COVID-19, está sendo espalhado pelos cristãos que invadiram o país e pelos países incrédulos que os apoiam.

Há medo de que grupos extremistas possam usar a pandemia para recrutar membros.

O analista da África Subsaariana do Instituto Tony Blair de Mudança Global, Bulama Bukarti, diz que isso já está acontecendo.

“De qualquer forma, grupos que reivindicam lutar pelo Islã na África usarão o surto de vírus para recrutar e radicalizar combatentes e justificar suas narrativas de ódio, divisão e inimizade”, diz Bukarti.